Divã, Chaise Longue ou Recamier: conforto e beleza na decoração

Já falamos aqui no blog sobre criar um cantinho de leitura em sua sala. Vimos que ele pode ser bem simples, sendo composto por uma cadeira ou até mesmo um colchão! Tendo em mente que o mais importante é que seja do gosto do freguês. Neste artigo falaremos sobre algumas peças mais sofisticadas para seu canto de leitura: divã, chaise longue e recamier. Lembrando que estes móveis não estão cativos à essa proposta do cantinho de leitura. Você também pode fazer outros tipos de decoração em sua sala que a deixarão super charmosa… falaremos mais sobre isso ainda neste artigo.

divã - chaise longue - recamier - decoração - cantinho da leitura

A chaise longue, o recamier e o divã são belíssimas peças que foram criadas para servir a reis e imperadores. Elas reúnem estética e conforto. Proporcionam o relaxamento do corpo mantendo a coluna em um ângulo de 90°.

Até mesmo em termos de saúde elas fazem a diferença, pois são uma opção interessante para pessoas que sofrem com refluxo, permitindo um “deitar sentado”. Alguns modelos (os menos inclinados) agem também como aliados à prevenção desse mal, uma vez que o deitar após refeições muito gordurosas pode desenvolver refluxo, azia ou queimação.

Pra quem curte dar um cochilo após as refeições, uma chaise longue, um recamier ou um divã são ótimas pedidas. Aliam saúde, comodidade e beleza… a pergunta é: Por que não comprar?

Agora vamos discriminar as diferenças entre eles para que você possa direcionar melhor sua pesquisa na hora de realizar a compra.

Divã

De origem árabe, o divã precede as psicanálises Freudianas. Sua estrutura não possui braços, por isso alguns dicionários o definem (equivocadamente) como um sofá sem braços. Geralmente o lado que acomoda a cabeça é mais elevado, havendo, entretanto, variações em que as duas extremidades são elevadas, promovendo alívio para a circulação sanguínea dos membros inferiores.

Nas imagens de apoio temos exemplos de alguns modelos de divãs. Alguns mais modernos deixam o ambiente onde estão inseridos mais sofisticados, outros são mais acolchoados e dão prioridade ao conforto.

divã - decoração - cantinho de leitura (1)

divã - decoração - cantinho de leitura (2)

divã - decoração - cantinho de leitura (3)

divã - decoração - cantinho de leitura (4)

Recamier

Origem francesa. Dizem que o móvel foi batizado de Recamier por conta do retrato de madame Juliette Récamier pintado por Jacques-Louis David. Esta peça era muito utilizada pelas jovens da sociedade na época para dormir, com a finalidade de não bagunçar o penteado (haja vaidade, não?!). Estruturalmente consiste em um banco sem encosto, com as extremidades elevadas na mesma proporção e suavemente encurvadas. Além do uso em salas, pode ser utilizada como uma extensão da cama.

Há modelos incríveis de recamiers que abarcam todos os gostos. Nas imagens a seguir temos rústicos, modernos, clássicos e provençais. Também temos um exemplar moderno que abre mão das extremidades elevadas em seu design.

Recamier - decoração - cantinho da leitura (5)

 

Recamier - decoração - cantinho da leitura (3)

Recamier - decoração - cantinho da leitura (2)

Recamier - decoração - cantinho da leitura (1)

Recamier - decoração - cantinho da leitura (4)

 

Chaise Longue

Também conhecida como Daybed ou Longue chair, é de origem inglesa. Tem um encosto e possui braço alongado no comprimento de sua estrutura. A chaise longue é comumente confundida com o sofá retrátil. Ela pode sim vir acoplada a sofás, denominando-se sofá com chaise ou sofá com chaise longue. Não se enquadra nos parâmetros de um sofá retrátil por não possuir essa mecânica de gaveta.  Particularmente é a minha preferida. Acho a chaise longue clássica – uma obra de arte!

Recolhemos imagens de chaise longue provençal, clássica, moderna e acoplada ao sofá.

Chaise Longue - decoração de sala (1)

Chaise Longue - decoração de sala (1)

Chaise Longue - decoração de sala (2)

Chaise Longue - decoração de sala (3)

Chaise Longue - decoração de sala (4)

São lindos! Não servem apenas para compor seu cantinho de leitura, podem ficar dispostos no canto na sala para acomodar suas visitas. É um móvel marcante e cheio de personalidade. Já escolheu o seu?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.014 votes, average: 4,89 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário