Cantinho da leitura: por que ter um em casa?

Por que criar um cantinho da leitura em sua casa? É ótimo ter um local confortável para ler, onde seu material de estudo está à mão; isso, somado à luz ideal, gera um ambiente muito mais proveitoso para seus momentos de leitura.

menino-crianca-lendo-livroUm canto assim dispensa faixas etárias. Você pode criar um cantinho de leitura infantil e certamente será um ótimo investimento para as crianças da casa, tornar a leitura uma atividade prazerosa ao invés de uma obrigação, será um fator determinante no desenvolvimento cognitivo delas.

senhora-idosa-lendo-sorrindoOs idosos também podem (e devem) ter um cantinho confortável onde possam ler em paz. A leitura é uma forte aliada contra a depressão, também previne ou retarda o aparecimento de doenças neurológicas degenerativas. Além disso, promove o bem-estar físico e emocional.

Ainda que você e sua família não possuam o costume de ler, ao criar um cantinho dedicado somente para isso, a tendência é que este espaço seja um atrativo a mais para o hábito da leitura.

No caso de pessoas que já possuem uma rotina de estudos, o cantinho de leitura auxiliará na organização e perseverança. Organização, pois todo o seu material estará separado lá, pronto para ser usado. Perseverança, porque sempre ao passar na frente deste cantinho você irá se lembrar de suas pendências e procurará cumprir seu cronograma com mais facilidade. O cantinho da leitura tem a possibilidade de se tornar um dos lugares preferidos em sua casa!

Ter um cantinho assim em casa, estimula o saudável hábito de leitura à todos os integrantes da família.

B01 - 468x60

Melhor local para instalar o cantinho da leitura

Nossos hábitos muitas vezes são condicionados pelos ambientes que frequentamos. Já tentei várias vezes fazer minhas leituras na cama, e acabei babando nos livros (rsrs). Preciso de um ambiente calmo, onde eu possa ficar com uma boa postura (pois normalmente já sinto muitas dores no pescoço por conta do meu trabalho), onde eu fique relaxada, mas não tanto ao ponto de dormir, onde eu possa me concentrar para aproveitar ao máximo meus livros.

Então nos resta a pergunta:onde criar seu cantinho de leitura? No home-office talvez fosse o lugar ideal, mas o que fazer em uma casa pequena onde não há espaço para o escritório? Ou quando o escritório é muito pequeno para comportar um canto mais elaborado? Neste caso, a melhor solução seria integrar o cantinho de leitura à sua sala!

Elementos essenciais para o seu cantinho

O cantinho deve ser confortável para o leitor, então deve ter uma poltrona, chaise longue, recamier, divã, um sofá pequeno, uma cadeira ou até mesmo um colchão. A iluminação é outro fator essencial, então é indicado que o canto fique próximo da janela, e tenha uma luminária para atender às leituras noturnas. Dica: Dê preferência à lâmpadas fluorescentes que não aquecem o ambiente.

O posicionamento da luz também faz a diferença. É mais indicado que a luz venha do lado esquerdo, que é por onde iniciamos a leitura. Nunca diretamente no livro, pois pode resultar em um ofuscamento.

Depois dos itens básicos, é interessante colocar uma estante, prateleiras, nichos ou mesinha para manter seus livros por perto. Utilize almofadas, mantinhas. Escolha itens que imprimam bem o seu estilo.

Algumas Inspirações para o Cantinho de Leitura

Teu cantinho da leitura pode ser simples, não precisa de uma super produção. Basta ser confortável e iluminado.
Cantinho da Leitura Simples comPoltrona

Cantinho da Leitura num Quarto Estilo Rústico

Cantinho da Leitura - com mesa, cadeira e estante de livros

O cantinho da leitura infantil deve ser adaptado. O ideal é que a criança não fique com as pernas penduradas prendendo sua circulação. Os livros devem estar em móveis baixos, ao alcance dos pequenos.
cantinho da leitura infantil - pufe - estante de livros

cantinho da leitura infantil - estante de nicho com livros

cantinho da leitura infantil colorido - sala de leitura com pufe

cantinho da leitura - prateleira de livros na parede
Estantes, prateleiras e nichos repletos de livros dão um toque todo especial ao cantinho de leitura. Quando bem projetados, combinando com a decoração, é de encher os olhos. Mas você pode inovar: em uma das imagens deram preferência a um baú. Deu um ar bem vintage, ficou lindo!
cantinho da leitura - sala de leitura - poltrona - divã

cantinho da leitura - sala de leitura - poltrona e nichos

cantinho da leitura - sala de leitura - divã e bau

cantinho da leitura - sala de leitura verde com estante de livros em nichos

cantinho da leitura - sala de leitura
Você pode colocar seu cantinho em um espaço não utilizado da sala, como por exemplo embaixo da escada! Ou ainda pode compor a janela com uma base, estofado e almofadas. Dá um efeito incrível!
cantinho da leitura - quarto - poltrona e pufe

cantinho da leitura - sala de leitura - debaixo da escada

cantinho da leitura - quarto

cantinho da leitura - quarto - sofa-cama e nichos

cantinho da leitura - sala de leitura - poltrona - sofa - nichos - baus

cantinho da leitura - praia

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4.996 votes, average: 4,88 out of 5)
Loading...
6 Comments

Deixe um comentário